Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Como combater sete seitas e suas heresias

"Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo".

1 João 4:01


Maldição hereditária existe isso?

Maldição hereditária é a idéia de que uma pessoa é penalizada pelas ações de suas gerações passadas. Nos últimos anos a maldição hereditária tornou-se muito popular dentro de Igrejas Pentecostais e Neopetencostais (Neopetencostais surgiram em meados dos anos 1970 e 1980 - Maldição Hereditária, Prosperidade, Batalha Espiritual, Possessão de Crentes, Línguas Estranhas)... a Igreja mergulhou num mundo macabro!

E a partir daí são feitas CAMPANHAS, JEJUNS, CORRENTES DE ORAÇÃO que prometem desfazer qualquer tipo de maldição do passado. Então, para esses movimentos, as maldições lançadas ou causadas pela conduta de pecado de antepassados, podem interferir e prejudicar a vida de uma pessoa na atualidade. Portanto, você precisa identificar qual geração peco e pedir perdão para esta geração.

Geralmente irmãos, a referência bíblica mais utilizada por esses movimentos, para defender essa idéia de maldição hereditária é um texto registrado em:

"Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam".

Êxodo 20:05

Felizmente a Bíblia interpreta a própria Bíblia, ou seja, não há contradição nas Escrituras; por isso, é necessário o cristão conhecer todo o contexto da bíblia. Não podemos usar um texto, fora do contexto para justificar um pretexto. Veja:

"Aquele que pecar é que morrerá. O filho não levará a culpa do pai, nem o pai levará a culpa do filho. A justiça do justo será creditada, e a impiedade do ímpio lhe será cobrada".

Ezequiel 18:20

Vamos entender esta" APARENTE " contradição.


Ezequiel está falando que a culpa que os pais têm, por terem pecado, não se transfere para os filhos;

Em Êxodo 20:05 - Moisés esta se referindo as consequências dos pecados dos pais dizendo que estas passam para os filhos. (Modelos de repetição).

Ou seja, se um pai é alcoólatra, os filhos poderão sofrer abusos e até mesmo a pobreza. Se uma mãe contrai Aids pelo uso de drogas, então o seu bebê pode nascer com Aids… mas isso não significa que aquela criançã inocente seja culpada dos pecados de seus pais.

É necessário fazer a diferença entre punição direta de Deus e sua não interferência nas leis da hereditariedade. O conteúdo de Êxodo 20:05 deve ser entendido no sentido de que Deus não interfere nessas leis. Ou seja, filhos de pais viciados, prosmiscuos ou de má conduta podem nascer prejudicados moral e fisicamente, devido às tendências herdadas dos pais. Isso é consequências, mas nunca maldição hereditária! (Você não tem responsabilidade Espiritual sobre os antepassados).

Então, Êxodo 20:05 é um chamado a cada pai e mãe no sentido de procurar desenvolver um bom estilo de vida, de acordo com as instruções divinas contidas na Bíblia, para que seus filhos herdem boas tendências, para que sejam uma benção à sua família, à comunidade e, por extensão, ao mundo.

Perceba que os Israelitas se sentiam injustiçados, pois, segundo eles estavam pagando pelos pecados de seus pais. Os Israelitas estavam dizendo que sofriam por pecados que eles não cometeram. O contexto histórico dessa passagem fala de Israel no cativeiro babilônico.

Os judeus estavam cobrando Deus acerca disso, argumentando que eles só estavam ali por causa do que seus pais haviam feito. Em outras palavras, eles estavam alegando estar sob um tipo de maldição hereditária.

E SABE COMO DEUS RESPONDEU: (Por isso é importante entender o contexto).

"Juro pela minha vida, palavra do Soberano Senhor, que vocês não citarão mais esse provérbio em Israel. Pois todos me pertencem. Tanto o pai como o filho me pertencem.  Aquele que pecar é que morrerá". 

Ezequiel 18:3-4

Claramente Deus ensina que a vida reta e justa, de acordo com os seus mandamentos, torna o individuo livre de qualquer maldição herediária. Sendo assim, Deus explica que seu juizo visita a iniquidadedos descendentes de homens ímpios que andam pelo mesmo caminho perverso de seus antepassados.

Mas esse castigo divino vem sobre eles devido aos seus próprios pecados, pcados estes que são similares aos que seus pais cometeram.

"Aquele que pecar é que morrerá. O filho não levará a culpa do pai, nem o pai levará a culpa do filho. A justiça do justo lhe será creditada, e a impiedade do ímpio lhe será cobrada".

Ezequiel 18:20

Um cristão pode estar sob maldição hereditária?


NÃO! DE FORMA ALGUMA! - "Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês".

1 Pedro 1:18-20

BÍBLIA VIVA - "Deus pagou um resgate para livrar vocês do insuportável caminho que seus pais tentaram seguir para chegar ao céu, e o resgate que Ele pagou não foi simplesmente ouro ou prata, como vocês sabem muito bem, mas Ele pagou por vocês o precioso sangue de Cristo, o Cordeiro de Deus sem pecado e sem mancha".

Pedro esta se referindo ao PECADO ORIGINAL como a maldição hereditária transmitida por Adão e Eva (nossos primeiros pais) quando eles caíram ... Essa maldição é lançada sobre toda descendência ... 

"Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram".

ESSA MALDIÇÃO (O PECADO), não é quebrada com campanhas, orações fortes, votos e quantias financeiras. A maldição do pecado é quebrada na obra redentora de Cristo no calvário. Ele se fez maldito em lugar de seu povo e os redimiu, satisfazendo assim a justiça de Deus.

Não creia na maldição hereditária. Deus é um justo juiz:

"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo pecado".

1 João 1:07

"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito".

Romanos 8:01


Lições do Pentecoste


"Ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom..." 1 Tessal. 5:21

"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo."      1 João 4:01 


BÍBLIA - VERSÃO DA MENSAGEM:


1 Timoteo 4:01 " O Espírito deixa claro que, a medida que o tempo passa, alguns desistirão da fé para seguir ilusões demoníacas ensinadas por profissionais da mentira." 

2 Timoteo 4:3-5 "Você descobrirá daqui um tempo o pova não vai mais ter estomago para ensino sólido, no entanto vão se encher de alimento espiritual estragado - mensagens cativantes que combinam com suas fantasias. Eles vão virar as costas para a verdade, vão troca-la por ilusão. Mas você esteja atento ao que faz. Encare os tempos difíceis junto com os bons. Mantenha a mensagem viva. Faça um trabalho bem feito como servo de Deus."

Romanos 16:17-18   "Meus irmãos, peço que tomem cuidado com as pessoas que provocam divisões, que atrapalham os outros na fé e que vão contra o ensinamento que vocês receberam. Afastem-se dessas pessoas porque os que fazem essas coisas não estão servindo a Cristo, o nosso Senhor, mas a si mesmos. Por meio de conversa macia e com bajulação, eles enganam o coração das pessoas simples."

O PENTECOSTE tem sua origem no Antigo Testamento e seu início não tem nada a ver com outras línguas e nem com o Espírito Santo.

No Antigo Testamento não existe a palavra PENTECOSTES, até porque o AT foi escrito em sua maioria na lingua hebraica. PENTECOSTES é uma palavra grega. Vem do termo "Pentekoste"= "Quinquagésimo" em referência aos 50 dias que se sucedem depois da PÁSCOA.

PENTECOSTE no NOVO TESTAMENTO era uma festa, que durava 7 dias, onde judeus que viviam fora de Jerusalém, faziam peregrinações e se encontravam para agradar a Deus pela colheita e também lembravam a memória do dia em que Móises recebeu as Tabuas com os 10 mandamentos.

Foi exatamente no meio dessa festa que Deus resolveu derramar o Espírito Santo sobre seus discípulos. E isso deu origem a um novo significado a FESTA DO PENTECOSTE, foi na verdade um dos grandes marcos para o início da IGREJA DE CRISTO na terra.

A primeira coisa extremamente importante a fazer neste momento é compreender o que seja "PROFECIA" e "GLOSSOLALIA" no Novo Testamento. Esta é a chave para entendermos o que a Bíblia diz sobre Línguas.

PROFECIA - Palavra inteligível (que se compreende nitidamente) de instrução, exortação e encorajamento dos fiéis. O PROFETA é aquele que diz uma palavra comunicativa, compreensível que "edifica, exorta e consola".

  • 1 Coríntios 14:03 - Profecia é uma palavra dada que edifica, exorta e consola.
  • 1 Coríntios 14:16 - Amém ("assim seja") concordância incondicional; aprovação, consentimento, a outra pessoa entende o que foi falado concordando com "Amém".
  • 1 Coríntios 14:31 - Profecia é aprendizado e consolação.  
Glossalalia - Fenômeno da psiquiatria e de estudos da linguagem, em geral ligado a situações de fervor religioso, em que o individuo crê expressar-se em uma língua desconhecida, tida por ele como de origem divina:

a) 1 Coríntios 14:02 - Fenômeno em nível de Espírito: fala mistérios a Deus e não a pessoas.
b) 1 Coríntios 13:01 e 2 Coríntios 12:04 - Hipótese de uma linguagem celeste e angelical.
c) 1 Coríntios 14:23 - Impressão de loucura: todos falavam e pronunciavam frases imcompreensíveis.
d) 1 Coríntios 14:28 - A pessoa não perde o domínio e nem a razão, a glossolalia pode ser dominada pelo falante.
e) 1 Coríntios 14:04 - Edifica só o falante.



RETROSPETO HISTÓRICO


Ocorrências de "linguas" no Novo Testamento - Na Igreja Primitiva.

Pela ordem cronológica a Primeira Menção da palavra "línguas"esta em Marcos 16:17 aqui o Senhor Jesus em sua palavra esta fazendo uma promessa em relação ao falar em línguas:
"...aqueles que crerem - falarão (é uma promessa) Novas línguas...". Aqui ninguém está falando em línguas!

Segunda Menção: Atos 2:1-13 - No capítulo dois (2) de Atos  (livro histórico do Novo Testamento), na descrição do que aconteceu no dia de "Pentecostes" (Festa da colheita do trigo - comemorado sempre 50 dias depois da páscoa), o texto diz que naquele dia, os apóstolos "começaram a falar noutras línguas" (v4). Não há nenhuma referência neste versículo sobre " línguas estranhas", como se eles estivessem emitindo sons que as pessoas presentes não pudessem entender.

No dia de Pentecostes houve um milagre através do qual Deus concedeu àquelas pessoas a capacidade de falar idiomas sem antes terem aprendido, com a finalidade de testemunharem acerca das grandezas de Deus, e naquele momento estavam presentes ali representantes de quase 17 nações diferentes - vv. 8-11. Aqui ninguém está falando em "línguas estranhas"!

Terceira Menção: Atos 10:44-48 - No livro de Atos ainda (na história da Igreja Primitiva) encontramos ainda esta ocorrência. Aqui em Cesaréia, na casa de Cornélio, as línguas faladas foram entendidas e compreendidas plenamente pelas pessoas presentes, porque o v. 46 nos informa que eles falaram línguas e "exaltaram", ou seja, eles louvaram a grandeza de Deus (Tradução Almeida: "magnificaram"). Também a límgua falada aqui, não era estranha!

Quarta Menção: Atos 19:1-06 - Igualmente, na cidade de Éfeso, os discípulos de João Batista, ao aceitarem a mensagem do Evangelho pregado por Paulo, também testemunharam em línguas. Portanto, se eles estavam "profetizando", ou seja, proclamando (pregando) a mensagem de Deus, as pessoas presentes estavam entendendo, compreendendo suas palavras. Também, neste texto, não era estranho o que eles ouviam!

Quinta Menção: "LÍNGUAS" NA IGREJA DE CORINTO

1Coríntios 12:10 e 14:1-25 - É importante destacar que em 1Coríntios o "falar em línguas" é totalmente diferente das ocorrências no Livro de Atos que não precisou  de interpretes, apesar a mesma palavra grega para "línguas" (Glossolalia) ser usada - "Glossolalia"- Termo transliterado do grego, composto pelas palavras que significam "língua e falar".


RESUMO


João 20:19-22 (JESUS aparece aos seus discípulos logo após a sua ressureição)... Sopra sobre eles :... RECEBAM O ESPÍRITO SANTO! Eles receberam o Espírito Santo antes de Atos 2 na  Festa do Pentecoste!

Atos 1:04 -  ... "Não se ausentem de Jerusalém, mas esperem pela promessa... vocês serão BATIZADOS PELO ESPÍRITO SANTO! (Lembre-se, eles já haviam recebido o Espírito Santo).

Atos 1:08 - ... E RECEBEREI PODER ao descer sobre vós o Espírito Santo e serão testemunhas... até os confins da terra.

Atos 2 - ... na FESTA DO PENTECOSTE cumpre-se a promessa (as manifestações das línguas foram inteligiveis).

A partir daí, há uma manifestação contínua alcançando TODA A IGREJA PRIMITIVA DAQUELA ÉPOCA e, este mesmo fenômeno ia se repetindo sistmaticamente:

Atos 4:31 - ... Intrepidez ... ANUNCIAVAM ... CHEIOS DE PODER ...
Atos 8:14 - ... em Samaria ( aqui não houve manifestação de línguas).
Atos 10:44-48 - ... na casa de Cornélio (as línguas foram inteligíveis).
Atos 11:15 - ... Paulo em Jope... o Espírito Santo caiu sobre eles... COMO ACONTECEU NO PRINCIPIO, ou seja, no PENTECOSTE onde as línguas foram inteligíveis!!!
Atos 19:1-06 ... em Éfeso (as línguas foram inteligíveis).



DESTAQUE


Atos 10:9-23 Paulo caiu em extase! Aqui ele não está sendo batizado pelo Espírito Santo e tampouco falando em línguas. Aqui ele está recebendo uma VISÃO DE DEUS irmãos (v17, 19)!

Deus estava falando dretamente com Paulo. E a Bíblia vai dizer que homens santos de Deus que tiveram momentos como esses, diante da força de uma VISÃO CELESTIAL, caiam por terra desfalecidos...   

Daniel 10:8-9 - "Fiquei, pois, eu só e vi esta grande visão, e não ficou força em mim; e transmudou-se em mim a minha formosura em desmaio, e não retive força alguma. Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e ouvindo a voz das suas palavras, eu caí com o meu rosto em terra, profundamente adormecido".

Paulo já tinha experimentado está mesma experiência quando ainda era Saulo: 

Atos 9:04 - "E caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues".

ENTÃO, usar João 20:19 quando JESUS soprou sobre os discípulos para justificar o sopro sobre as pessoas para receberem poder e, usar ATOS 10:09 quando Paulo caiu em êxtase para justificar as pessoas caindo em transe nos cultos aos dias de hoje, É UMA DOUTRINA DE DEMÔNIO ensinaa por um ESPÍRITO ENGANADOR como profetizou I TIMOTEO 4:01 e no v.07 ele adverte a Igreja: "Rejeite as fábulas profanas e tolas"... ensinadas por profissionais da mentira!

Mateus 24:24 - Jesus alertou:  "Surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos"


CHEGAMOS  EM I CORÍNTIOS 12 E 14 onde o FALAR EM LÍNGUAS é totalmente diferente daquilo que aconteceu no Livro de Atos.


1 CORÍNTIOS 12:10 - Dos v.1 ao v.11 neste capítulo 12, o apóstolo Paulo adverte a Igreja a não ficar ignorante quantos aos dons espirituais  (v.1), e assim, ele orienta sobre a multiplicidade de DONS que o ESPÍRITO SANTO capacita a Igreja (v.1 e v.11) e, dentre eles, no v.10 Paulo relaciona a "...variedade de línguas e a interpretação de línguas".

Estas orientações abrangem os capítulos 12 ao 14, ou seja, o Apóstolo usa três capítulos para orientar a Igreja sobre esta questão!

1 CORÍNTIOS 14 - Para estudarmos o  capítulo 14 de 1 Coríntios ( onde Paulo vai detalhar especificamente sua orientação sobre "O Dom de Línguas"), temos que necessariamente, fazer a distinção entre dois aspectos:

  • O que estava acontecendo em Corinto?
  • O que Paulo ensinou sobre o "Dom de línguas?" 

O que estava acontecendo em Corinto?


A Igreja de Corinto era problemática. Essa afirmação não constitui novidade para aqueles que têm estudado as epístolas que Paulo enviou aos Coríntios, especialmente a primeira carta:

  • Dissenções - 1 Cor. 1:10-11
  • Imoralidade - 1 Cor. 5:01
  • Idolatria - 1Cor. 10:14
  • Brigas - 1 Cor. 11:17-18
  • Profanavam a Ceia do Senhor - 1 Cor. 11:20-21
  • Indecentes no Culto - 1 Cor. 14: 40
  • Descrença na Ressurreição do Senhor - 1 Cor. 15:12
  • Libertinagem Sexual - 2 Cor. 12:21
- Paulo classifica os Coríntios de "carnais" e "crianças em Cristo" (Cap. 3:01).

- ... É essa Igreja que esta falando línguas estranhas. 

Basicamente, a situação em Corinto se caracterizava pelas seguintes atitudes:


  1. Prioridade ao DOM DE LÍNGUAS em prejuizo aos demais dons.
  2. Inversão de valores, colocando em lugares secundários dons mais importantes.
  3. Incentivo à falta de unidade na Igreja.
  4. Exaltação pessoal.
  5. Espiritualidade falsa e aparente.
  6. Busca de proveito próprio em lugar do proveito comum.
  7. Desordem no culto.


O QUE PAULO ENSINOU SOBRE O DOM DE LÍNGUAS EM CORÍNTIOS


PROFECIA é prega, é proclamação do Evangelho de Jesus (1 Cor. 14:03 e 24-25). E Paulo declara que é preferível "profetizar" (evangelizar de modo inteligível) do que falar em LÍNGUAS.

LÍNGUAS são como mistérios para quem ouve (14:02), enquanto que a profecia produz edificação, exortação e consolação.

  1. Paulo reconhece o "Dom de Línguas"- 14:02 com certeza aqui ele não esta se referindo a idiomas, mas fala de mistérios. Idiomas não é um mistério... E Paulo confirma isso em Romanos 8:26 quando diz que o Espírito comunica as nossas necessidades a Deus por meio de gemidos que não podem ser expressos em linguagem comum.
  2. Línguas é um dom. Ou seja, tanto no capítulo 12:10 e 28-30, como em toda extensão do capítulo 14, "LÍNGUAS" faz parte da relação de dons... - Paulo relaciona a questão de "línguas" como manisfestação do Espírito (12:07), ou seja "falar em línguas" é um dos dons concedidos pelo Espírito Santo. - Portanto temos que ratificar que estas línguas não são idiomas. Idiomas se aprendem. Qualquer escola de línguas pode nos ensinar idiomas: inglês, italilano, francês, alemão e etc. Aqui não, é um dom espiritual. Está inserido dentro da relação dos dons.
  3. Língua dos anjos. Em 1 Coríntios 13:01 o apóstolo menciona línguas de homens e "de anjos".  À primeira vista nos parece claro que ninguém de nós saberia falar a língua dos anjos, mas a passagem implica em que alguém poderia falar esta língua. Ora, se no capítulo 12:11 ele diz que o Dom de Línguas é dado pelo Espírito Santo, pode ser que o Espíritio Santo dê a alguém a capacidade de falar língua angélica. E alguns comentaristas afirmam que as línguas dos homens é quase certamente uma referencia ao "Dom de Línguas".
  4. Orientações sistemáticas.  Apóstolo Paulo usou três capítulos (12 a 14) para orientar a Igreja sobre esta questão. E no capítulo 14 ele dá orientações especificas e sistemáticas sobre línguas:
  • Toda a Igreja deveria ser edificada (14:26).
  • Não era toda a congregação que podia falar, mas apenas dois ou no máximo três. (14:27).
  • Não deveriam falar ao mesmo tempo, mas cada um por sua vez. (14:31).
  • As línguas deveriam ser interpretadas. Se não houvesse interprete, que o crente ficasse caladona Igreja (14:28). Ou seja, as "línguas" estavam sempre sujeitas ao controle consciente de quem as falava, visto que a pessoa podia falar ou ficar em silêncio, conforme a sua vontade!
Obs: Se as línguas não fossem um "Dom Espiritual" o apóstolo não estaria orientando a Igreja de como isso deveria acontecer. Se não fosse um "Dom Espiritual" com certeza ele excluiria as línguas da relação de dons e advertiria aquela Igreja como ele o fez em tantas outras situações, como no Cap.5:13 - "Expulsem esses perversos do meio de vocês".


Aspectos importantes



1. Não é para você procurar esse DOM - 1 Cor. 14:05 - não estaria Paulo aqui determinando que todos falassem línguas? Será licito orar pedindo o Dom de Línguas? Vamos entender o versículo: "Gostaria... mas prefiro...". 

Vamos fazer uma caminhada: 12:31 + 14:01-03 + 14:05 + 14:12 + 14:39

Uma coisa fica bem clara no 14:05 - O DOM da profecia é superior ao dom de línguas, portanto a idéia inteira da adoração comunitária é a edificação da Igreja inteira!

2. Não proibir esse DOM - 14:39 vai dizer: "... não proibam falar em línguas", até porque no 12:11 diz: "Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer". Mas fica bem claro de novo no 14:39 que a "profecia" é o principal DOM a ser buscado!

14:04 é significativo, pois denuncia a atitude egosista daquele que fala línguas, pois edifica só a si mesmo, enquanto a profecia edifica edifica toda a Igreja.

3. Ação DIVINA, HUMANA ou DIABÓLICA?

Divina - Billy Graham diz que ele pessoalmente não achou qualquer justificativa bíblica para que o dom de línguas fosse só para os tempos neotestamentários, por isso, diz ele, quando isso ocorrer hoje em dia, o mesmo deve ser cercado com muito cuidado com as salvaguardas que Paulo estabelece em 1 Coríntios.

E como vimos, o apóstolo Paulo o reconhece como um Dom Espiritual: 14:02 - "Pois quem fala em uma língua não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios".

Humana - ou seja, por indução psicológica - ou seja, o "dom" às vezes não se origina de Deus, mas da nossa excitação psicológica. - Aliás, é importante enfatizar que há uma pesquisa relatando que grande parte dos pacientes em hospitais psiquiátricos são pessoas de Igrejas Evangélicas.
Por isso, alguns psicólogos cristãos advertem sobre as neuroses dentro da Igreja, ou seja, as pessoas acreditam tanto em determinadas coisas e depois isso não acontece e elas entram em parafuso mental ....ou se tornam céticas (não crê em mais nada).

Diabólica - É fato que as religiões pagãs de mistérios apresentam o fenômeno de alocuções estranhas e em êxtase. Ou seja, observamos em quase todas as religiões de mistérios, assim como nos escritos de Platão, Vírgilio, no Maometism, no Budismo, no Espiritismo... a prática de línguas estranhas e em êxtase. 
No catolicismo por exemplo, "Linha Estranha" é um dos sinais de que a pessoa esta possessa -  Vide o filme "O Exorcista".                                  


Você já foi batizado no Espírito Santo?


Efésios 1:13-14: - Este texto é enfático: recebemos a presença (o dom) do Espírito Santo no ato da nossa conversão. 
Paulo diz que não há necessecidade de se ter uma experiência sobrenatural (falar "línguas estranhas" por exemplo, ou ter qualquer outra manifestação emocional), para se ter a convicção do recebimento do Espírito Santo: " ...vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa". (v.13) - "Você creu, recebeu! Foi selado!"

João 7:38-39 ..."que mais tarde receberiam os que nele cressem".


O Batismo no Espírito Santo é uma experiência: 
  1. Audível, visível e perceptível para quem experimenta: Atos 2:03-04
  2. Direta entre Deus e o salvo  quebrantado, sem mediações humanas: João 1:32 e 14:17
  3. Consciente, sem transe (Delírio/Consciência alterada), amnesia (perda da memória) ou êxtase ( sair fora si): Atos 2:14-21, 10:45-48 e 19:01-06
  4. Um mergulho para dentro de uma realidade espiritual objetiva, um fato concreto ( não é subjetivo): Mateus 3:11 e Atos 1:05
  5. Uma introspecção. Provocando profundas e intensas transformações no indivíduo: 1 Coríntios 3:18 e Efésios 5:15-21
  6. Um revestimento. Revestidos (equipados) para a batalha espiritual e para a vida cristã: Lucas 24:49 e Efésios 6:10-18 

CONCLUSÃO 


O apóstolo Paulo não proibe falar em línguas (14:39), mas nos dá critérios bíblicos, bem definidos, que devem orientar a atuação desse "DOM" na Igreja. Se estes principios fossem aplicados sempre, não existiriam abuso ou exagero, e o movimento atual não seria o problema que é.
E o maior problema é que nem sempre é possivél ver uma mudança no estilo de vida entre os que dizem possuir este "DOM".

Por isso, mesmo que o Dom de Línguas ocorra atualmente como um dom espiritual válido, isto não quer dizer que cada manifestação de línguas é da vontade de Deus, devendo ser aceita por nós sem restrições: 'Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saido pelo mundo" (1 João 4:01).


6. PRINCIPIOS BÍBLICOS DEFINIDOS POR PAULO SOBRE O "DOM DE LÍNGUAS".


1. Não é um Dom concedido universalmente a todos os crentes(1 Cor. 12:30)
2. O Dom de Línguas é inferior aos demais Dons (1 Cor. 14:01)
3. Proibe toda manifestação pública do dom, a menos que haja interprete (1 Cor. 14:5-13,28)
4. Limita-se a três, e um de cada vez, o número de falantes (1 Cor. 14:27 e 14:31)
5. Mesmo que seja três o máximo de falantes, tem que haver interprete (1 Cor. 14:13)
6. O falar em público é proibido para a mulher (1 Cor. 14:34-35)
7. Precisa acontecer em decência e ordem (1 Cor. 14:23)
8. Toda a Igreja precisa ser edificada (1 Cor. 14:26)
9. Precisa sempre glorificar a Deus (1 Pedro 4:11)



CONTINUA...

Postar um comentário

0 Comentários